Marchetaria – um Ofício
Matéria prima – Lâminas de Madeira
A matéria prima utilizada na marchetaria é basicamente composta de lâminas de madeira, a não ser que se resolva utilizar outros materiais, contudo o comum são as laminas de madeiras de diversas espécies diferentes. As lâminas da madeira na verdade são cortes de madeira, com uma espessura fina ao extremo, ou seja, o máximo que a composição da madeira permite. As lâminas são feitas a partir de troncos de árvore cozido ou ainda em compostos, que são feitos a partir da própria madeira.
Existem diversos tipos de madeira, começando na balsa que é super leve (aeromodelismo), até madeiras duras que servem de base para casas de madeira. No artesanato, você pode trabalhar com qualquer tipo de madeira, que se adeque ao seu projeto. O preço da madeira é o que normalmente ajuda a definir, nem sempre podemos usar a madeira desejada.
A palavra madeira designa toda parte que assume forma lenhosa numa árvore, seja no tronco, raiz ou ramos. Existem duas classificações para as madeiras: Madeira de lei e Madeira mole.
Lâminas de Compostos
Lâminas de Radica


Dicas Básicas de Marchetaria
Para produzir peças com a técnica em marchetaria o ideal é que se tenha alguma experiência com marcenaria ou com o manuseio de madeira através da escultura em madeira, porém sempre se tem que iniciar de algum ponto. De posse da peça que se quer revestir e das lâminas a serem utilizadas é necessário um estilete de qualidade e uma régua de aço. Assim desenhe e vá recortando os desenhos desejados com o auxílio da régua. Utilize diversos tipos de lâminas para obter texturas e cores diferentes e vão montando seus desenhos, cobrindo toda a peça. Nessa forma de artesanato, como em todas as demais, é a experiência aliada a sua sensibilidade que vão lhe tornar um bom artesão.