Curiosidades


A marchetaria é uma arte bastante antiga que consiste em fazer desenhos na madeira também com lâminas de madeira, porém essas lâminas são provenientes de outras espécies de madeiras ou cortadas em sentido diferentes, possibilitando a formação de muitos desenhos e efeitos diferentes. Na marchetaria as laminas de madeira são recortadas e depois incrustadas, aplicadas ou embutidas nas peças de madeira. Também podem se usar metais, marfim ou outros materiais na técnica da marchetaria.

Marchetaria – um Ofício

Hoje existem diversos cursos que ensinam a arte da marchetaria, que antigamente era considerado um ofício nobre. Os móveis revestidos de marchetaria enfeitaram castelos e os palácios dos nobres, assim como outras peças decorativas com apliques de marchetaria. 
É uma arte que exige muita paciência e também muita habilidade, sendo considerado um verdadeiro ofício, que antigamente era repassado do mestre para os discípulos que eram por ele escolhidos.



Matéria prima – Lâminas de Madeira

A matéria prima utilizada na marchetaria é basicamente composta de lâminas de madeira, a não ser que se resolva utilizar outros materiais, contudo o comum são as laminas de madeiras de diversas espécies diferentes. As lâminas da madeira na verdade são cortes de madeira, com uma espessura fina ao extremo, ou seja, o máximo que a composição da madeira permite. As lâminas são feitas a partir de troncos de árvore cozido ou ainda em compostos, que são feitos a partir da própria madeira.





Existem diversos tipos de madeira, começando na balsa que é super leve (aeromodelismo), até madeiras duras que servem de base para casas de madeira. No artesanato, você pode trabalhar com qualquer tipo de madeira, que se adeque ao seu projeto. O preço da madeira é o que normalmente ajuda a definir, nem sempre podemos usar a madeira desejada.
A palavra madeira designa toda parte que assume forma lenhosa numa árvore, seja no tronco, raiz ou ramos. Existem duas classificações para as madeiras: Madeira de lei e Madeira mole.

Lâminas de Compostos

Os compostos atualmente são largamente utilizados na fabricação de móveis, pois quase a totalidade dos móveis que saem das indústrias moveleiras é revestida com essas laminas que em virtude de serem produzidas industrialmente permitem um melhor acabamento das peças com o tamanho e a definição apropriada ao móvel em questão.


Lâminas de Radica

Existem também as lâminas obtidas a partir da raiz das arvores, que leva o nome de radica, e são lâminas bem mais caras do que as demais, e por isso mesmo menos utilizada, apesar de serem únicas, pois apresentam os furos originais das raízes e são muito resistentes. A lâmina de radica também pode ser produzida a partir dos compostos, mas não são iguais as originais.






Dicas Básicas de Marchetaria

Para produzir peças com a técnica em marchetaria o ideal é que se tenha alguma experiência com marcenaria ou com o manuseio de madeira através da escultura em madeira, porém sempre se tem que iniciar de algum ponto. De posse da peça que se quer revestir e das lâminas a serem utilizadas é necessário um estilete de qualidade e uma régua de aço. Assim desenhe e vá recortando os desenhos desejados com o auxílio da régua. Utilize diversos tipos de lâminas para obter texturas e cores diferentes e vão montando seus desenhos, cobrindo toda a peça. Nessa forma de artesanato, como em todas as demais, é a experiência aliada a sua sensibilidade que vão lhe tornar um bom artesão.